O Calor e o Fogo..


quinta-feira, agosto 04, 2005

Estou triste, chateada, zangada e abismada...

Inocentemente, penso todos os dias que amanhã será um novo dia.

Todos os dias penso que Portugal Ainda é um bom país para viver, ficar, passar ferias, percorrer.

Todos os dias penso em como fomos, o que tivemos, como dominávamos, como éramos bravos e prósperos...

Todos os dias me engano!

Todos os dias me desiludo!

Portugal anda mal, não é novidade...

As pessoas choram a vida que vivem, penam pela vida que os filhos terão e mesmo assim ficam a lutar...

Mas, para quê?

O ganha-pão é-lhes tirado à força... perdem empregos, perdem dinheiro, perdem vida...

Mas agora estão a perder as próprias casas...

AS CASAS!!!

Não admito!

Os filhos daqui a 50 anos não têm qualidade de vida com o miserável ambiente que temos, nem na amazónia se safam...

E os pais, que trabalham vidas para comprar a bela da casita (a pagar ao banco eternamente) perdem-na absurdamente.

Eles, os entendidos, diriam: "estamos no verão é a época dos fogos" e conformam-se...

Mas isto é assustador!!! Já não há florestas, já não há bosques que se deixaram arder, e agora?
deixa-se arder as casas? Afinal já não há mais nada não é?

Ridículo!

A semana passada estive na Serra da Estrela, enchiam-se jornais a falar do fogo em Seia e eu tinha medo de ir... repito, medo! Medo por não saber o que iria encontrar.

Não ia para aquele lado da serra, mas ia para a Covilhã e imaginava que o fogo lá chegasse.

A mais de 60kms da Covilhã já o fumo era tão denso, e as faúlhas tão grandes que quase se ligavam os limpa vidros...

O cheiro... o cheiro a queimado era sufocante...

O dia de sol que antes de lá chegar eu tinha presenciado, não existia.

Mas o pior a que eu assisti, foi no dia seguinte.

O fogo, como todos previam, chegou ao lado de cá da serra... a algumas aldeias perto da Covilhã e eu estava lá.

Eu ia em passeio... um fim de semana para descansar... e vim… exausta.

Quando vi o fogo a chegar às casas da aldeia, as pessoas a correr, as mulheres a gritar, crianças a chorar, as sirenes dos bombeiros, os carros do INEM a alta velocidade, os estrondos ao pé das casas, o helicóptero a largar água, o avião a ajudar... o clima de terror era latente.

Vi!

Senti!

Senti a solidariedade entre aquelas gentes...

Uns protegiam as casas de outros... fossem ricos ou pobres, mulheres ou homens, Velhos ou jovens, todos corriam para apagar o fogo e tudo servia. Mangueiras e mangueiritas, tractores, arados, enchadas, pés...

E todos choravam pela desgraça comum.

É justo? Vir o calor e vir o fogo?

.......
Beijinhos a quem está a passar por tudo isto

posted by DiVa at 12:30 da manhã | Permalink |

[ back home ]

Comments for O Calor e o Fogo..

Me...

DiVa
Location:Portugal

"Choose your favourite sin, and EnJoY it!! Do it Like Me!"

View my complete profile

Things i Care

Credits



Powered by :
Powered by Blogger